Você pronta para o Carnaval

Enviado por Bunita em março 3, 2011 | 21:52 | Versão para impressão

Pernas em dia

É importante treinar panturrilhas para não sentir dores nas pernas durante os dias de folia. Você pode fazer um exercício rápido e eficiente usando uma cadeira. Segure no encosto, eleve e abaixe os calcanhares em movimentos contínuos – 3 séries de 15 repetições, de 2 a 3 vezes por semana, já vão deixá-la preparada para pular do grito de Carnaval à Quarta-Feira de Cinzas.

Com a cor do verão

Para deixar o corpo bronzeado sem a necessidade de tomar sol, apele para os autobronzeadores. Aplique o cosmético dois dias antes do feriado. Assim, você não corre o risco de sambar com as pernas manchadas caso o resultado não saia como o esperado – se isso acontecer, repita a aplicação no dia seguinte para disfarçar o efeito pouco uniforme. Se você já estiver dourada, intensifique o tom usando hidratante com partículas cintilantes. Os produtos em gel são melhores, pois deixam o corpo mais sequinho e não escorrem com a transpiração.

Rosto sequinho e protegido

Disfarce olheiras, espinhas ou manchas com um corretivo em bastão – mais espesso, ele adere melhor à pele e resiste bem ao suor. “A base tradicional pode escorrer e melar o rosto”, alerta Juniel Dias, maquiador do Visage Coifleur, no Rio de Janeiro. Durante o dia, para pular nos blocos, não se esqueça do filtro solar! Escolha um de rápida absorção e que já tenha cor para uniformizar o tom da  pele. À noite, pó translúcido ajuda a controlar o excesso de oleosidade e de brilho. Se der, carregue na bolsa.

Reabasteça-se

Não é bom passar mais de quatro horas sem comer, ainda mais se você pula sem parar. Faça um pausa para um lanche rápido – frutas frescas ou secas, barra de cereais integrais ou castanhas – e volte para a gandaia levinha, levinha.

Cabelo que resiste à ferveção

É clássico, é lindo, é sexy e descomplica a vida. Estamos falando do rabo de cavalo. O penteado cai bem em todas as mulheres, resiste às altas temperaturas e a muito samba no pé. “Dá para prendê-lo um pouco mais alto, deixando a nuca e as costas em evidência”, sugere Cris Calçolari, cabeleireira do salão L’Officiel 3, em São Paulo. Ela também ensina como fazer um rabo que não desmancha nem sai do lugar: separe as mechas da frente fazendo uma risca de uma orelha a outra. Prenda os fios que sobraram na parte de trás. Depois, junte as mechas frontais no mesmo rabo de cavalo e prenda novamente com outro elástico. Para finalizar, você pode usar uma fita ou enrolar uma mecha de cabelo por cima do elástico.

Make que vale por uma fantasia

Você pode vestir um pretinho (ou branquinho) básico e caprichar na maquiagem para incorporar o clima da festa. “Abuse das cores tanto nos olhos como na boca. No Carnaval, não fica exagerado”, fala o maquiador Juniel Dias. É mais fácil usar dois tons de sombra (as metalizadas estão na moda!) da mesma cor, como azul escuro e azul-claro, ou passar um lápis para os olhos ou delineador coloridos. Na boca, o cor-de-rosa – chiclete, fúcsia e até rosa-antigo – pegou de vez e fica bem em todos os tipos. Vale ser opaco ou supercintilante. “Se quiser ousar, existem adesivos de strass no formato de estrela, coração, lágrima. Coloque-os ao redor dos olhos ou nas maçãs do rosto. Fica divertido”, sugere.

Acessório na cabeça

Flores naturais, tiara com aplique de penas, fitas de cetim, elásticos coloridos e fivelas de strass são boas ideias para enfeitar o cabelo. Mas se quiser algo mais personalizado, crie o seu próprio acessório. Como? Use aquele colar lindo como faixa no centro da testa no maior estilo hippie chic (se não der o comprimento, amarre uma fita no fecho e depois dê um laço). Ou escolha alguns pingentes (de colar ou pulseira), encaixe-os com grampinhos e prenda os fios de forma aleatória. Uma última sugestão, super em alta: faça uma trança. Pode ser uma versão mais elaborada, como a de raiz, ou uma displicente, meio soltinha na lateral.

Folia sem cheiro

Roupa confortável é determinante para curtir a festa. Escolha um vestido levinho (não muito curto, para não limitar os movimentos) ou short e blusinha de tecido que permite a evaporação do suor. “Materiais sintéticos podem favorecer a proliferação de bactérias presentes na pele que, em contato com a transpiração, provocam mau cheiro”, avisa a dermatologista Áurea Lopes, de São Paulo.

Líquido precioso

A transpiração leva embora líquidos e minerais que o corpo necessita para você não ficar cansada antes da hora. A nutricionista Fabiana Casé avisa que garrafinha de água a tiracolo (para tomar pelo menos a cada meia hora) é item obrigatório da fantasia. Mas vale alternar com água de coco, suco de fruta e até bebida esportiva, se a folia for longa. Afinal, pular Carnaval também é malhação.

Christina Biltoveni

Dicas , , , , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

3 Comentários. Faça o seu!


Envie sua resposta