Rosto perfeito: só maquiado!

Enviado por em fevereiro 19, 2011 | 21:18 | Versão para impressão

A base de tudo

Você é uma mulher disciplinada: passa filtro solar todos os dias, usa um hidratante poderoso e está juntando um dinheirinho para investir naquele tratamento estético… um peeling quem sabe? Mesmo assim, quer descobrir o segredo das modelos e celebridades que exibem a pele mais do que perfeita nas fotos de revista. Photoshop? Muitas vezes, sim. Mas também dá para ter o rosto livre de manchas, espinhas, olheiras e outras marquinhas ao vivo e em cores apenas recorrendo ao trio fundamental da maquiagem: base, corretivo e pó. São os três produtos que os maquiadores lançam mão para “fazer a pele”, o termo usado no meio para uniformizar o tom dela e camuflar imperfeições. Três maquiadores – Duda Molinos, Daniel Hernandez e Natalia Alves – explicam como tirar o melhor proveito desses cosméticos. Depois, com a pele preparada, máscara para cílios, sombra, blush e batom dão o toque final. Quanta diferença!

Mela, fica artificial, entope os poros… Esqueça todos esses conceitos antigos sobre a base. “Ainda temos preconceito por causa de uma geração de cosméticos pouco tecnológicos que existia anos atrás”, fala Duda Molinos, maquiador de São Paulo. Hoje, entretanto, os profissionais são unânimes ao dizer que as bases estão tão fluidas que cobrem a pele de forma natural sem deixar uma aparência pesada. Também existe uma variedade enorme para atender todos os tipos – mais cremosas para as secas, com acabamento opaco para as oleosas e até as que contam com ativos antiidade. Para aplicá-las de forma uniforme, coloque uma pequena quantidade do produto no dorso da mão e, aos poucos, vá espalhando no rosto. Você pode usar uma esponja, pincel ou os dedos mesmo. Eu fiz um teste e achei que o pincel específico para base – chato de cerdas longas – ajuda bastante. Com ele, faça movimentos de vaivém do centro do rosto para fora e não se esqueça da área abaixo do queixo, do pescoço e do colo.

Corretivo em pontos estratégicos
Diferentemente do que muita mulher está acostumada a fazer, o corretivo é o segundo passo na preparação da pele. Ele entra só depois da base (que já tem a missão de suavizar olheiras, vermelhidão e manchas) para camuflar as imperfeições que ainda ficaram evidentes. “Serve para corrigir somente pequenas áreas de forma pontual”, explica Duda Molinos. Onde aplicar? Nas espinhas, no canto interno dos olhos, nas pálpebras inferiores (principalmente onde temos um vinco meio roxinho) e ao redor do nariz. “Com o dedo, esfume delicadamente para fundir o produto com a base sem removê-lo”, ensina Daniel Hernandez, maquiador da agência Glloss, em São Paulo.

Pó para dar acabamento

A principal função do pó é controlar o brilho do rosto e dar um acabamento aveludado à maquiagem. Mas existe duas formas de usá-lo: quem aderiu à base pode recorrer a uma versão translúcida, quase sem cor, que ajuda a fixar essa primeira cobertura sem alterar o tom. Algumas mulheres, entretanto, dispensam a base e vão direto para o pó na tonalidade da pele delas, o que garante um cobertura eficiente para as que não apresentam tantas marcas no rosto. Para aplicar o pó, também tem dois jeitos: com esponja ou pincel (redondo e grosso). A diferença? O primeiro cobre melhor a pele. O segundo é mais indicado para a hora de retocar.

Estes são dois em um

Eles ajudam você a ganhar tempo, pois valem por dois: têm textura mais cremosa como a de uma base e, ao entrar em contato com a pele, garantem o acabamento aveludado de um pó. “São práticos para uma maquiagem rápida no dia a dia”, sugere Natalia Alves, maquiadora do salão C. Kamura, em São Paulo. Se a sua pele pede uma cobertura maior, aplique o produto com uma esponjinha. Se ela não tiver tantas imperfeições, um pincel grosso e redondo dá conta do recado.

Mineral Powder Foundation, ArtDeco.
O pó solto ganha textura cremosa em contato com a pele. Não contém substâncias que podem irritar como talco, cera, óleo e fragrância.

Dual Finish, Lancôme.
Oferece duas formas de aplicação: com esponja umedecida, cobre melhor as imperfeições. Ou com o pincel, para retocar ao longo do dia.

Base Protetora Creme a Pó, Mary Kay.
Livre de óleo, atende a todos os tipos de pele e dá acabamento aveludado para a maquiagem.



Boa Forma

Comentários

comentários

Maquiagem , , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

6 Comentários. Faça o seu!


  1. Kezia Santos, 7 anos atrás Responder

    Ótimas dicas…


  2. Lilian Ney, 7 anos atrás Responder

    adorei a matéria, parece que a gente já sabe tudo, mas sempre é bom lembrar ou aprender algo novo.


  3. Adriana, 7 anos atrás Responder

    CONHEÇA A MAQUIAGEM YES COSMETICS E CONFIRA A LINHA SABRINA SATO COM PROMOÇÕES IMPERDÍVEIS!
    ACESSE: http://www.bonitayescosmeticos.com.br
    ENTREGAMOS PARA TODO O BRASIL!


Envie sua resposta