Passe o inverno sem gripe

Enviado por em junho 5, 2011 | 20:56 | Versão para impressão

A gripe é um dos grandes vilões da saúde no inverno. Aprenda então a se prevenir e passe o inverno sem gripe.

Quando o frio começa a chegar, muita gente fica gripada ou resfriada, mas isso não ocorre necessariamente por causa da queda de temperatura, e sim pelos hábitos que cultivamos. É que os vírus são disseminados pela tosse e pelo espirro de pessoas doentes e, como a gente tende a procurar abrigo em locais fechados, já viu, né?

Para não se entupir de remédios, conheça então algumas mudanças simples de atitude para passar longe do vírus.

5 formas de blindar o corpo

1. Durma bem

Como?
Dormir sete horas por noite já mantém os vírus afastados.

Por quê?

O sono regula os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse e pela prevenção de doenças.

Bônus

Sofre de insônia? Experimente este relaxamento: pense em todas as atividades do dia em ordem inversa, começando com o que você fez à noite e terminando no despertar.

2. Exercite-se

Como?
Faça, pelo menos, 90 minutos semanais de atividade física moderada.

Por quê?
Exercícios físicos aumentam as defesas do corpo.

Bônus

Se você já estiver infectada, movimente-se assim mesmo para acelerar a recuperação.

3. Consuma alimentos ricos em vitamina D

Como?
Beba leite e coma peixe regularmente.

Por quê?

A carência dessa vitamina nos torna mais vulneráveis a sofrer com gripes e resfriados.

4. Alterne banho quente e frio

Como?
Após se lavar, regule o chuveiro para temperatura quente e fique sob a água por 30 segundos. Então, mude para fria e permaneça por mais 10 segundos. Repita o processo três vezes, terminando a ducha com a água fria.

Por quê?

Essas alterações de temperatura fortalecem nosso sistema imunológico.

5. Evite lugares fechados

Como?
Abra as janelas e deixe o ar circular por todos os cômodos da casa.

Por quê?

A falta de circulação de ar e o tempo seco ajudam as bactérias a se proliferarem, transmitindo doenças mais facilmente.

 

Karla Precioso

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