O melhor pincel para cada make

Enviado por em março 10, 2011 | 22:24 | Versão para impressão

Cerdas firmes para o batom, modelo oval para a sombra… Acredite: formato, tamanho e quantidade de pelos fazem toda a diferença na produção!

Pinceis de delineador

Para criar efeito de delineador

Como é: possui cerdas mais rígidas e em pequena quantidade. Para esta função existem duas opções: (1) pincel com pelos bem finos ou (2) de corte diagonal, para criar a linha de delineador com perfeição.

Como usar: molhe o pincel na água, passe-o na sombra e deslize-o rente aos cílios superiores, traçando uma linha do canto do olho para fora. Já na região inferior, marque a área de fora para dentro. “Para não errar no traço, posicione o lado mais curto do pincel na diagonal, sempre no ponto de partida da pintura”, alerta a maquiadora Aninha Costa.

1. Pincel de pelos finos, da AC Professional Make-up.
2. Pincel chanfrado, da Contém 1g.

Pinceis para sombra

Para esfumar sombra

Como é: oval e cheio de cerdas, que devem ser macias. “os pelos duros não espalham a sombra direito e não criam o efeito natural”, orienta Natália Antunes, da Lumi Cosméticos.

Como usar: no canto externo dos olhos, simule a letra C. Em seguida, faça pequenos movimentos circulares sobre a área marcada. Aos poucos, avance com o pincel até o centro do côncavo, porém, suavizando o tom da sombra.

1. Efeito sensual: pincel da Contém 1g.

Para passar sombra

Como é: modelo médio, achatado e com acabamento arredondado. É ideal para espalhar o make em toda a pálpebra.

Como usar: passe o pincel na sombra e retire o excesso. “Com esse cuidado, você evita que caia pó na região abaixo dos olhos e manche a maquiagem”, ensina Aninha. Em seguida, deslize-o sobre toda a pálpebra e o côncavo dos olhos, preenchendo-os.

2. Cor nos olhos: pincel da Avon.

Pinceis para lábios

Para pintar os lábios

Como é: cerdas firmes, curtas e estreitas para marcar os lábios com mais precisão.

Como usar: passe o pincel no batom para contornar o desenho da boca, subindo do canto até centro do lábio superior. Repita o traço do outro lado e no lábio inferior. “Recomendo que apoie o dedinho no queixo para facilitar o traçado”, diz Aninha. Para finalizar, preencha os lábios sempre do contorno para dentro da boca.

1. Pincel para lábios da Klass Vough.
2. Pincel para lábios da O Boticário.

Base

Para cobrir a pele com base

Como é: cerdas achatadas e longas que, no final, formam uma ponta arredondada. “Essa característica ajuda a disfarçar os vincos da pele e a finalizar as laterais do rosto”, diz a maquiadora Aninha Costa.

Como usar: deposite base no dorso da mão e molhe o pincel. Faça movimentos para a lateral da face, do centro para fora: comece pelo nariz e, depois, maçã do rosto, queixo e testa. “Se tem rugas, faça movimentos ascendentes para não acentuá-las”, ensina Natalia Antunes.

1. Pincel para base da Klass Vough.
2. Pincel para base da Contém 1g.

Pó

Para aplicar pó

Como é: cerdas arredondadas e bem cheio de pelos para finalizar a maquiagem com delicadeza.

Como usar: com cuidado, passe o pincel no pó e faça movimentos circulares por todo o rosto para espalhar bem. Não exceda duas ou três aplicações. Caso contrário, o efeito não será natural.

1. Pincel para pó, da O Boticário.
2. Pincel para pó, da AC Professional Makeup.

Blush

Para passar blush

Como é: volumoso e arredondado, tem cerdas longas e recortadas lateralmente (pincel chanfrado). “Facilita a aplicação na maçã do rosto e deixa o resultado perfeito”, assegura Aninha.

Como usar: em primeiro lugar, identifique a região onde aplicará o blush. Como fazer isso? “Coloque seu dedão abaixo do osso mais alto do rosto, encontrando a cavidade”, ensina Aninha. A partir do centro da maçã, aplique o produto até dois dedos das têmporas. Faça movimentos na diagonal para cima.

1. Pincel para blush, da Avon.
2. Pincel para blush, da Lumi Cosméticos.

Cuide bem do seu pincel

· Uma vez por mês, lave as peças com xampu e água fria. “Na hora de enxaguar, deixe o cabo para cima e as cerdas para baixo”, ensina Natalia.

· Ao finalizar a limpeza, você pode tirar o excesso de água das cerdas com uma toalha. O importante é guardá-lo apenas depois de seco.

· Algumas cerdas caíram durante a higienização? “Calma, isso é normal”, explica Natália.


Belisa Rotondi

Comentários

comentários

Maquiagem , , , , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

5 Comentários. Faça o seu!


  1. stefany larissa, 7 anos atrás Responder

    Ameei As Diicas !


Envie sua resposta