Maquiagem: esconda o “bigode chinês”

Enviado por Bunita em junho 17, 2011 | 11:39 | Versão para impressão

Sulco nasogeniano, popularmente conhecido como “bigode chinês“, assombra muitas mulheres. A marca de expressão se localiza nas laterais do nariz e segue até a boca.

Há casos em que elas ainda chegam até o queixo.

Quem quer disfarçar esses traços pode apelar à maquiagem corretiva. Munida de base, canetas corretoras e corretivo. Alice Salazar, maquiadora da RBS TV, afiliada da rede Globo, ensina truques para amenizar o “bigode chinês”. “Na verdade, ele não é muito fácil de ser disfarçado. Qualquer cobertura de pele um pouquinho mais grossa já o deixa mais aparente”, alerta Alice.

A maquiadora afirma que para evitar que os traços apareçam sob a maquiagem, o ideal é usar sempre uma base bem hidratante e líquida. Quem não tem muita habilidade pode recorrer às canetas corretoras. Nelas já contém corretivo iluminador. “No momento em que esse tipo de corretivo for colocado dentro do sulco, teremos a impressão que ele é menos profundo, pois tudo o que recebe iluminação fica protuberante”, revela Alice. “Aquela linha que incomoda, quando iluminada, se equipara ao resto do rosto”, completa.

Alice garante que o truque funciona em qualquer tipo de pele, porém, as oleosas precisam de mais cuidados. É importante que elas usem bases diferenciadas, de preferência as que têm acabamento seco. “Os primers faciais ajudam a dar maior suavidade, não só ao bigode chinês, mas também às demais linhas de expressão do rosto. Deixam a pele aveludada, apesar de um pouco mais pesada, pois ali estará presente mais uma camada de produto, além da base e do pó”, diz a maquiadora.

Quem não tem paciência para disfarçar o “bigode chinês” todos os dias pode recorrer às cirurgias plásticas. Ritidoplastia, suspensão por fios e preenchimento com ácido hialurônico são alternativas. No primeiro procedimento há uma elevação da pele das maçãs do rosto e do supercílio. A suspensão por fios é uma técnica que usa uma lâmina com garras, usada para elevar a pele do rosto. Com o tempo o material usado é completamente absorvido pela pele. E o ácido hialurônico é o famoso botox.

Quem sofre também de olheiras pode usa corretivos coloridos para disfarçar as manchas. “As três cores primárias – amarelo, azul e vermelho – misturadas resultam em marrom, justamente a cor de nossa pele, que é marrom-clara. A cor roxa das olheiras é a mistura de vermelho com azul. O que está faltando para transformar o roxo em marrom? O amarelo! Por isso os corretivos deste tom funcionam tanto!”, explica Alice Salazar.

Bianca de Souza

Maquiagem , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

2 Comentários. Faça o seu!


  1. Rosangela, 1 ano atrás Responder

    Acho que existe um equívoco, o ácido hialurônico, pelo que eu saiba, não é o mesmo botox.


Envie sua resposta