Esquente seus pés no inverno
Enviado por Bunita em junho 9, 2011 | 21:29 | Versão para impressão
Neste inverno os pés das mulheres vão ser comandados por um trio de modelos clássicos e por isso, imbatíveis. Os mocassins, oxfords e sapatos abotinados (booties) prometem vir com força, reinventados e atualizados na estação mais fria do ano.
As variações nos saltos e plataformas, além das estampas, dão o ar de modernidade aos sapatos que a maioria das mulheres já está cansada de ver.
Os oxfords e mocassins, que são modelos emprestados do guarda-roupa masculino, ressurgem com traços mais afeminados. A consultora pessoal de imagem Eleonora Trench explica que, mesmo com essa feminilidade, esses dois tipos de sapatos podem ajudar a compor um visual mais sério. “Passam a impressão de poder, reflexo do valor e dos números crescentes de mulheres no mercado de trabalho. Por isso, caem muito bem em looks para o escritório, desde que não tenham muito brilho”.
Mas quando eles são utilizados em ambientes noturnos, não é preciso muita preocupação. Nesse caso, brilhos, pelúcias, plataformas e saltos são bem-vindos. Vale lembrar que quanto mais pesado for o sapato, mais leve deve ser a roupa. Para essas situações, Trench recomenda roupas que abusem de detalhes femininos como rendas, tule e transparências.
As botas não ficaram para trás e também tiveram seus modelos reelaborados. Apesar da tradicional bota de montaria persistir nesse inverno, os armários da mulherada prometem ganhar também alguns elementos mais ousados. É o caso das over-the-knee e das tight-high. A primeira acaba logo acima do joelho e a segunda, com um apelo mais sexy, vai até a coxa ou mesmo um pouco além.
Trench indica peças como saias e vestidos para acompanhar esses modelos. Ela diz ainda que esse é um tipo de sapato com o qual devemos tomar cuidado redobrado na hora de usar. “Fique atenta, porém, para não cair no erro de sobrecarregar o look, perdendo a elegância da silhueta. Estas botas foram feitas para pernas finas e ocasiões especiais, e não para o dia a dia ou para o trabalho. A não ser que seu estilo seja mais criativo ou moderno”, explica.
De acordo com a consultora pessoal de imagem, há dois modelos de inverno que parecem ser, por enquanto, preferência nacional. São as ankle boots e os sapatos abotinados, conhecidos como booties. Esses, porém, são modelos pouco recomendados para o formado de corpo típico das brasileiras, em que o quadril largo e as coxas grossas predominam. Apesar do charme que conferem à produção, se usadas de maneira correta, essas duas modelagens podem trazer um efeito indesejado encurtando a silhueta e dando a impressão de que a pessoa é mais gordinha do que o real.
Para que não ocorram erros na composição do visual, Trench dá uma dica. “Faça o seguinte teste: com os sapatos calçados, simule várias alturas da barra do que você estiver vestindo e observe atentamente o look inteiro no seu corpo cada vez que dobrar. Você vai perceber as diferenças que cada altura de barra, junto com aquele sapato, causam e vai ver também se este é ou não o modelo ideal para o seu tipo físico e para o que você tem no seu guarda-roupa”, explica.
Giulia Lanzuolo
1 comentário. Faça o seu!