Escova progressiva ou selagem térmica?

Enviado por Bunita em maio 1, 2011 | 12:04 | Versão para impressão

Escova progressiva ou selagem térmica? Descubra o que é melhor para seu cabelo.

É raro encontrar uma mulher que tenha cabelos completamente naturais, sem nenhum tipo de química. Estamos acostumadas a não resistir a colorações, progressivas, relaxamentos e afins.

O problema é que todas essas e muitas outras químicas danificam a estrutura do fio. Depois de alguns processos, os cabelos podem ser tornar opacos e quebradiços. Pensando nisso, experts em cabelo criaram diversos métodos de recuperação da fibra capilar.

Um bom tratamento para as madeixas danificadas é a selagem térmica. Esse processo introduz nutrientes, como queratina, diretamente na estrutura dos fios. “Ao contrário da escova progressiva, que é um procedimento químico, a selagem é um tratamento para frizz que nutre o cabelo por meio do calor. É mais que uma hidratação, porque não injeta apenas água”, explica Matheus Vieira, cabeleireiro do Studio W Campinas.

Embora as aplicações sejam parecidas, progressiva e selagem térmica são bem diferentes, sendo a única semelhança o combate ao frizz. A escova progressiva altera a estrutura e alisa os fios, o que resulta em ressecamento dos cabelos. Já a selagem reconstrói e devolve os nutrientes naturais às mechas. Mas não são apenas processos químicos que danificam os fios. Exposição ao sol, vento e cloro também causam degradação. “A selagem trata, mas não alisa. Já a escova progressiva alisa sem tratar”, afirma Matheus.

Para quem se preocupa com volume excessivo, um bom corte pode ajudar. “O cabelo precisa levar um corte que controle a estrutura do fio, sem mexer no comprimento. Repicar dá mais volume, por isso o ideal é um estilo graduado, que reduz o número de fios”, revela o cabeleireiro. O profissional indica ainda o uso de bons xampus e condicionadores, além de leave-in que “é indispensável”.

Além da selagem térmica há diversos outros tratamentos capilares. “Hoje em dia no mercado existem tecnologias de tratamentos com soja catiônica, como a Escova Zero Frizz de RedKen”, afirma Matheus. Ela nada tem de escova progressiva e trata os fios sem mexer na estrutura. Assim, não alisa e sim condiciona. “Existe também a linha Real Control de RedKen, desenvolvida especialmente para os cabelos das brasileiras”, completa Matheus. Segundo a fabricante, 40% das brasileiras dizem ter cabelos ressecados, excesso de volume e indisciplina, além do odiado frizz.

Lembrando que todos esses procedimentos, exceto a escova progressiva, não alteram a estrutura dos fios. Eles não “brigam” com nenhuma química e qualquer pessoa pode fazer. Segundo o especialista, a progressiva contém química que reage às outras, incluindo tinturas. “Quem já tem este tipo de produto no cabelo tem que tratar, jamais alisar. É um ou outro. Se uma cliente com tintura me pede uma progressiva, eu não faço. Indico o tipo de produto de acordo com a necessidade de tratamento do cabelo”, pontua o cabeleireiro.

Gostou? É difícil não se interessar. Cabelos bem cuidados são sempre bem-vindos. Sobre a durabilidade dos tratamentos, Matheus Vieira afirma que todos resistem, em média, a 25 lavagens.

Bianca de Souza

Cabelos , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

4 Comentários. Faça o seu!


  1. Leonardo Vieira, 2 anos atrás Responder

    Ola boa,

    Meu nome é Leonardo Vieira, trabalho com progressiva de varias marcas, assim com a sua empresa, tenho minha própria marca liberada na anvisa e também tenho outras marcas assim com FOX, Zap e outras.

    Procuro pessoas e empresas para fazer parceria, ou ate uma representação.

    Se o houver interesse favor entrar em contato.

    11-7822-1681 ou 11-9898-0018.

    agradeço a atenção

    Leonardo Vieira


    • juliana souza da silva, 1 ano atrás Responder

      OLá LEANDRO sou juliana que tipo de parceria voce quer adoro mexer com cabelo mas nao sou profissional pretendo um dia me formar com a mesma espero resposta;[voce trabalha com a selagem termica]?


Envie sua resposta