Como acabar com os cravos?

Enviado por Bunita em fevereiro 4, 2011 | 22:13 | Versão para impressão

Grande parte das pessoas com pele oleosa tem os incômodos pontinhos pretos na zona T, principalmente no nariz e queixo. Para as mulheres, maquiagem ajuda a disfarçar cravos e espinhas, mas não é a solução para exterminá-lo.

Brancos ou escuros, os cravos são formados pelo acúmulo de partículas e secreção sebácea obstruindo e dilatando os poros.

O que tem ajudado a deixar a região dos cravinhos mais lisinha, pelo menos a curto prazo, é o uso de máscaras para o rosto.

“Elas podem ter vários efeitos, cada uma com sua indicação. Gosto muito das máscaras peel off – secam no rosto e depois se soltam como uma segunda pele -, pois permanecem mais tempo, tem grande penetração e maior capacidade de retirar as impurezas. Mas não conseguem retirar por completo todos os cravinhos. Algumas ainda tem efeito calmante, clareador, secativo e nutritivo”, explica a dermatologista Fernanda Casagrande, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Em farmácias e perfumarias você encontra uma boa variedade delas, como a Rapid Clear, da Neutrogena, que tem a função de diminuir a produção dos pontinhos escuros. Graças à ação esfoliante de dois tipos de ácidos – salicílico e glicólico -, é possível controlar a oleosidade, o brilho e o aparecimento dos pontos pretos. Seu resultado é gradativo. Também na linha peel off, a linha Pure Zone, da L´oreal, tem uma máscara com ácido salicílico, substância que ajuda a retirar as células mortas e desobstruir os poros, além de vitamina E, responsável pela ação antioxidante. Outra disponível no mercado é a máscara Clear Skin, da Avon, que ajuda a remover cravos superficiais.

Casagrande lembra que por ter um efeito imediato, as máscaras podem ser usadas uma ou duas vezes por semana. “Antes de alguma festa, por exemplo, porque elas deixam a cor mais uniforme (sem pontos vermelhos) e os poros fechados”, acrescenta. Também para combater os incômodos pontinhos, a dermatologista indica a loção rosada (manipulada), adesivos para cravos, differin gel 0,3% e vitanol-A 0,025.

Por ter um mecanismo de produção de gordura muito ativado, quando a pele oleosa identifica qualquer ponto de ressecamento, produz ainda mais gordura, ficando extremamente oleosa. “É o que chamamos de efeito rebote. Por isso deve ser lavada no máximo duas vezes ao dia. A melhor forma de prevenção é uso freqüente de ácidos (tretinoína, glicólico, salicílico, etc), duas a três vezes por semana”, recomenda.

“Um peeling superficial feito no consultório também resolve o problema. Dependendo do caso, também utilizo uma desobustrução (extração mecânica)”. E para quem tem o costume de espremer os cravos, principalmente os do nariz, pode além de machucar a pele, tê-los de volta em poucos dias. “Em casa, a melhor opção é o uso frequente de ácidos (três vezes por semana) e alguns cuidados de higiene, como usar filtro solar e hidratante específico para o tipo de pele. Lavar o rosto duas vezes ao dia é o suficiente. No caso das peles mais secas, o excesso de lavagens faz com que ela fique ainda mais ressecada”.

Escolher um bom sabonete também é importante. Conforme Casagrande existem muitas opções que limpam a pele de maneira mais uniforme e profunda. A dermatologista geralmente indica sabonetes em mousse com ácido glicólico, por ter um efeito 3 em 1. “Limpa, retira a maquiagem e hidrata na medida certa”. Mas tenha cuidado ao escolher qualquer produto, sempre peça indicação de um profissional, porque eles podem ressecar demais o rosto, levando o organismo a produzir ainda mais sebo e, conseqüentemente, favorecendo o aparecimento dos cravos e até espinhas.


Juliana Lopes

Dicas , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

Trackbacks For This Post

  1. pligg.com disse:

    Como acabar com os cravos?…

    Grande parte das pessoas com pele oleosa tem os incômodos pontinhos pretos na zona T, principalmente no nariz e queixo. Para as mulheres, maquiagem ajuda a disfarçar cravos e espinhas, mas não é a solução para exterminá-lo….

  2. Anônimo disse:

    Como acabar com os cravos?…

    Grande parte das pessoas com pele oleosa tem os incômodos pontinhos pretos na zona T, principalmente no nariz e queixo. Para as mulheres, maquiagem ajuda a disfarçar cravos e espinhas, mas não é a solução para exterminá-lo….

  3. Como acabar com os cravos?…

    Grande parte das pessoas com pele oleosa tem os incômodos pontinhos pretos na zona T, principalmente no nariz e queixo. Para as mulheres, maquiagem ajuda a disfarçar cravos e espinhas, mas não é a solução para exterminá-lo….

  4. [...] This post was mentioned on Twitter by Andrea Sutil, sigabunita. sigabunita said: Vale a pena conferir o novo post: "Como acabar com os cravos?" http://t.co/UdwTrle Visualizem e comentem!!! :D [...]

9 Comentários. Faça o seu!


  1. amanda dos santos, 3 anos atrás Responder

    uso um esfoliante caseiro que funciona mesmo acho super simples
    1xicara de arroz cru 2 de leite liquidificador tigela deixe 5 oras o arroz
    e o leite na geladeira e depois bata use quando acordar e antes de dormir de 1 a 2 vezes por semana e pronto vc asta sem nem um cravinho!!!!!!!!!!!!!


  2. amanda dos santos, 3 anos atrás Responder

    super


  3. dandam, 3 anos atrás Responder

    bom o esfoliante ue funciona p mim,,, é um da avom é mt bom,,, mas tem um caseiro,, que é feito com mel e açucar,,, é so misturar e passar no rosto ou no corpo é mt bom,, e dpois de usar da a impressao de pele macia.. bjus


    • Bunita, 3 anos atrás Responder

      Olá! Já ouvi falar que é muito bom!
      Obrigada pelas dicas!
      Beijo :D


  4. aline, 1 ano atrás Responder

    bom, desde adolescente tenho cravos no nariz, espinhas consegui controlar e tenho mais de 30 anos e de x em qdo aparece uma ou outra. tenho 4 esfoliantes, mais finos, mais grossos, e confesso q sabendo que nao eh bom, uso praticamente diariamente, tenho cremes importados pra fechar os poros, bb cream, pra tirar manchas, tratar da pele, hidratar, tratar, tudo. e minha pele eh otima, mas os cravos me incomodam. Uma maiga comprou um peeling, e ela eh nova, e tem pele boa, mas disse que a pele fica mais clara e mais limpa e que os cravos do nariz desapareceram. Gostaria de tentar u peeling, so no nariz, pra sair tudo, e eu posso tacar esses cremes para fechar os poros e torcer para que fechem e nao entre mais sujeira, e me livre de cravos para sempre… alguem ja usou peeling?


Envie sua resposta