Aprenda a usar os cremes anticelulite

Enviado por em fevereiro 22, 2011 | 22:02 | Versão para impressão

A celulite pode aparecer no corpo de qualquer mulher, inclusive entre as magras. A explicação para o problema pode estar na predisposição genética, que passa de mãe para filha; nas alterações hormonais, que induzem ao acúmulo de gordura no abdome, bumbum e coxas; no sedentarismo, que leva ao comprometimento da circulação sanguínea; e na má alimentação.

“Esses fatores fazem com que as células adiposas retenham água e inchem, dificultando a circulação do sangue e a varredura de toxinas. Ao se comprimirem, essas células acabam deformando a superfície da pele, criando depressões e ondulações - a celulite”, explica o dermatologista Adilson Costa.

Os graus e tipos de celulite

Graus

1 - Leve, aparece somente quando a pele é pressionada.

2 - Visível, dá sinais de buraquinhos suaves sem precisar que a pele seja comprimida.

3 - Intensa, a superfície tem aparência semelhante à de uma casca de laranja.

4 - Grave, além de nódulos marcantes e um aspecto flácido, a pele apresenta furos profundos.

Tipos

· Adiposa

As células gordurosas estão dilatadas e as irregularidades se tornam mais aparentes.

· Edematosa

Há acúmulo de gordura entre as células e de líquido, provocando inchaço.

· Fibrosa

A pele fica toda endurecida e a circulação, comprometida. Pode provocar dor.

Arsenal infalível

Os cremes anticelulite não fazem milagres, mas ajudam demais na guerra contra os furinhos. “Eles funcionam como coadjuvantes, associados a um conjunto de cuidados, como dieta, ginástica e tratamento estético”, explica a dermatologista Carla Vidal (SP). O bom resultado dos cosméticos vem das fórmulas ricas em substâncias redutoras de gordura, como cafeína e rutina, e dos tecnológicos veículos que os encaminham às camadas profundas da pele. As substâncias são levadas por meio de micropartículas que garantem maior estabilidade aos princípios ativos e uma aborção mais rápida. É preciso usar os cremes por pelo menos dois meses, duas vezes por dia, para obter efeito.

No caminho certo

Os produtos para celulite penetram melhor se você fizer uma massagem durante a aplicação. Os movimentos ativam a circulação, favorecem a quebra de gordura, aliviam o inchaço e facilitam a penetração das substâncias. “O momento mais adequado é depois o banho - os poros estão mais dilatados e a permeação é maior. Após os exercícios físicos também é indicado, por causa da alta circulação sanguínea”, diz o dermatologista Adilson Costa. Siga estes quatro passos simples de automassagem:

1. Espalhe o creme com movimentos circulares, do umbigo para as laterais. Depois siga passando as mãos de cima para baixo.

2. Continue a massagem aplicando o produto da parte alta do abdome para baixo, de forma linear, em direção às coxas.

3. Espalhe da parte lateral das coxas para a interna, descendo rumo aos joelhos.

4. Passe o produto de cima para baixo, em faixas, indo para a face posterior dos joelhos.

Outros aliados no combate

A forma mais eficaz de tratar a celulite é atuando em diversas frentes. São elas:

· Manter uma alimentação correta, rica em verduras, legumes e frutas e pobre em gorduras e açúcares, é a chave para evitar o crescimento das células adiposas e a formação de celulite. Beber dois litros de água diariamente também é fundamental para a drenagem de líquidos e toxinas que pioram bastante o problema.

· Praticar atividade física três vezes por semana ajuda a manter o peso ideal e a circulação sanguínea ativa, além de prevenir gordura localizada.

· Tirar proveito dos tratamentos estéticos (sempre feitos em clínicas) é uma arma poderosa no combate aos furinhos, principalmente para os casos avançados. “Ondas de ultrassom rompem células gordurosas; endermologia realiza sucção e massagem para melhorar o sistema circulatório, eliminar líquidos e toxinas; intradermoterapia aumenta a circulação sanguínea e linfática por meio de aplicação de substâncias vasodilatadoras; subcisão (microcirurgia) retira a fibrose e elimina as depressões profundas”, enumera a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo. Na seara dos aparelhos, a dermatologista Carla Vidal aponta o Ultra Accent como um dos mais eficazes, por associar as técnicas de ultrassom e radiofrequência.

Cáren Nakashima e Livia Valim

Comentários

comentários

Boa Forma , , , , , , , , , , , , , , ,

Leia também:

Trackbacks For This Post

  1. […] This post was mentioned on Twitter by sigabunita, sigabunita. sigabunita said: Aprenda a usar os cremes anticelulite http://t.co/EKmLTZQ […]

2 Comentários. Faça o seu!


  1. Angylla Karla, 7 anos atrás Responder

    Amei as dicas!


Envie sua resposta